O esporte adaptado nasceu nos EUA com a necessidade de reabilitar heróis de guerra que retornaram à sua família sem esperança no futuro, devido à nova condição corporal imposta pelas batalhas. Os resultados na reabilitação foram tão positivos que se espalharam pelo mundo.
As pessoas com deficiência podem, com pequenas adaptações, independente da sua deficiência (mental, física, visual ou auditiva), praticar esportes normalmente e principalmente, COMPETIR.
Este segmento esportivo é muito praticado e muito divulgado em todo o mundo. Principalmente nos EUA e na Europa. Prova disso, são as PARAOLIMPÍADAS, que há exemplo das Olimpíadas, acontecem a cada quatro anos, com a participação de diversos países, onde pessoas com deficiências e suas equipes, competem entre si nas mais diversas modalidades.
As PARAOLÍMPIADAS e o ESPORTE ADAPTADO (nos EUA e EUROPA) de maneira geral são muito divulgados e despertam interesse da mídia e da população, tanto quanto o esporte em geral.
No Brasil, o ESPORTE ADAPTADO, mesmo sem apoio necessário, vem crescendo muito nos últimos anos, mas por falta de informação e principalmente, de condições específicas à sua prática, muitos deficientes e até mesmo grande parte da população ainda não têm acesso. Basta dizer que, a equipe PARAOLÍMPICA BRASILEIRA, proporcionalmente, traz muito mais medalhas para nosso país, que a equipe Olímpica oficial
Hoje, apesar da falta de condições e da falta de apoio, nosso ESPORTE PARAOLÍMPICO (ADAPTADO) está entre os melhores do mundo.
Por isso a importância FUNDAMENTAL de proporcionarmos condições e ampliarmos as possibilidades à essas pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário